‘Da mihi animas, coetera tolle:’ O fundamento do ideal educativo católico em Dom Bosco
Palavras-chave:
Dom Bosco, oratórios salesianos, método preventivo, educação cristã, formação profissionalResumo
Quase cento e oitenta anos após a fundação do oratório de Valdocco, continuamos a refletir sobre seu método preventivo, que inspirou toda a ação educativa de Dom Bosco. O presente artigo oferece ao leitor a oportunidade de revisitar a vida e as obras de um protagonista do século XIX, capaz de combinar espírito de iniciativa, habilidade para estabelecer relações proveitosas com instituições religiosas e civis, ardor educativo e sensibilidade diante das mudanças socioeconômicas que afetaram não apenas o Piemonte, mas também a Itália e a Europa em geral. O núcleo da inspiração educativa de Dom Bosco, que deixou tantos frutos para a posteridade, encontra-se em uma fé cristã clara e alegre, transfundida no método preventivo, centrado na prevenção de comportamentos desviantes em vez de sua punição.
Referências
Bellerate, B. (1987). Don Bosco e le scuole professionali. In G. Bosco (Ed.), Scritti pedagogici e spirituali (pp. 315–329). Roma: LAS.
Bordignon, B. (2016). Don Bosco e l’oratorio: Dalla redazione dei manoscritti del primo regolamento dell’oratorio di Valdocco. Ricerche storiche salesiane: rivista semestrale di storia religiosa e civile, 66, 29–70.
Bordignon, B. (2022). Don Bosco e la formazione professionale. Roma: IF Press.
Bosco, G. (1845). Storia Ecclesiastica ad uso delle scuole utile per ogni ceto di persone. Torino: Speirani e Ferrero.
Bosco, G. (1847). Storia Sacra per uso delle scuole utile ad ogni stato di persone arricchita di analoghe incisioni. Torino: Speirani e Ferrero.
Bosco, G. (1849). Il sistema metrico decimale. Torino: Paravia.
Bosco, G. (1855). La Storia d’Italia raccontata alla gioventù da’ suoi primi abitatori sino ai giorni nostri. Torino: Paravia.
Bosco, G. (1877). Inaugurazione del Patronato di S. Pietro in Nizza a mare: Scopo del medesimo esposto dal Sacerdote Giovanni Bosco con appendice sul sistema preventivo nella educazione della gioventù. Torino: Tipografia e Libreria Salesiana.
Bosco, G. (1987). Scritti pedagogici e spirituali. Roma: LAS.
Bosco, T. (2005). Vita di mamma Margherita: La mamma di Don Bosco. Torino: Elledici.
Bozzolo, A. (2017). I sogni di Don Bosco: Esperienza spirituale e sapienza educativa. Roma: LAS.
Braido, P. (1979). Stili di educazione popolare cristiana alle soglie del 1848. In Autori vari (Eds.), Pedagogia fra tradizione e innovazione. Studi in onore di Aldo Agazzi (pp. 383–404). Milano: Vita e Pensiero.
Braido, P. (1999). Prevenire non reprimere. Roma: LAS.
Buccellato, G. (Ed.). (2008). San Giuseppe Cafasso: Il direttore spirituale di Don Bosco. Roma: LAS.
Casella, F. (2007). L’esperienza educativa preventiva di Don Bosco: Studi sull’educazione salesiana fra tradizione e modernità. Roma: LAS.
Casotti, M. (1960). Il metodo educativo di Don Bosco. Brescia: La Scuola.
Chiosso, G. (1990). Don Bosco e l’oratorio (1841-1855). In M. Midali M. (Ed.), Don Bosco nella storia (pp. 297–313). Roma: LAS.
De Ambrogio, C. (1989). Cardinale Giovanni Cagliero: Primo missionario salesiano. Torino: Elledici.
De Giorgi, F. (2023). Il metodo italiano nell’educazione contemporanea: Rosmini, Bosco, Montessori, Milani. Brescia: Morcelliana-Scholé.
Dotta, G. (2009a). Dall’Oratorio dell’Angelo Custode all’Oratorio di San Luigi: Leonardo Murialdo tra don Cocchi e don Bosco nei primi oratori torinesi. Ricerche storiche salesiane: rivista semestrale di storia religiosa e civile, 54, 361–385.
Dotta, G. (2009b). Dall’Oratorio dell’Angelo Custode all’Oratorio di San Luigi: Leonardo Murialdo tra don Cocchi e don Bosco nei primi oratori torinesi. Ricerche storiche salesiane: rivista semestrale di storia religiosa e civile, 55, 117–138.
Farina, A. (2022). Don Bosco e le autorità civili ed ecclesiastiche: misurarci con il principio di realtà. Ricerche storiche salesiane: Rivista semestrale di storia religiosa e civile, 78, 183–185.
García Morquende, M. A. (2022). Education is a matter of hearts: The educative-pastoral model of the Salesians of Don Bosco. Bolton: Don Bosco Publications.
Lemoyne, G. B. (1983). Vita di S. Giovanni Bosco. Torino: SEI.
Loré, M. (2019). L’impegno pedagogico di Clemente Alessandrino fra influssi filosofici greci e profonda fede cristiana. Ricerche Pedagogiche, 210, 86-100.
Maurizio, V. (2018). Don Bosco per l’alfabetizzazione dei giovani a metà del secolo XIX. Ricerche storiche salesiane: rivista semestrale di storia religiosa e civile, 70, 7-77.
Midali, M. (Ed.). (1990). Don Bosco nella storia. Roma: LAS.
Motto, F. (2007). Ripartire da Don Bosco. Torino: Elledici.
Motto, F. (2021). Forme di comunicazione interpersonale e sociale nella Valdocco di don Bosco. Ricerche storiche salesiane: rivista semestrale di storia religiosa e civile, 77, 363–375.
Palumbieri, S. (1987). Don Bosco e l’uomo: Nell’orizzonte del personalismo. Torino: Gribaudi-
Pazzaglia, L. (1990). La scelta dei giovani e la proposta educativa di Don Bosco. In M. Midali (Ed.), Don Bosco nella storia. Roma: LAS.
Prellezo, J. M. (1987). Don Bosco e le scuole professionali. In G. Bosco (1987). Scritti pedagogici e spirituali (pp. 331–353). Roma: LAS.
Ricciardi, G. M. (2015). Santi sociali e laici del Piemonte. Sacarmagno (TO): Priuli & Verlucca.
Ruffinato, P. & Seide, M. (2001). L’arte di educare nello stile del sistema preventivo. Roma: LAS.
Silva, A. F. da. (1987). Conversazione con Urbano Rattazzi (1854). In G. Bosco, Scritti pedagogici e spirituali (pp. 53–69). Roma: LAS.
Silva, A. F. da. (1987). Patagonia: Realtà e mito nell’azione missionaria salesiana. Roma: LAS.
Stella, P. (2001). Don Bosco. Bologna: Il Mulino.
Straniero, M. L. (1988). Don Bosco e i valdesi: Documenti di una polemica trentennale. Torino: Claudiana.
Tuninetti, G. (1990). Il conflitto fra Don Bosco e l’arcivescovo di Torino Lorenzo Gastaldi (1871-1883). In M. Midali (Ed.), Don Bosco nella storia (pp. 135–142). Roma: LAS.
Wirth, M. (2024). I salmi nella pedagogia di Don Bosco. Torino: Elledici.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Michele Loré
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Formazione & insegnamento é distribuído sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
Para obter mais detalhes, consulte nossa Política de Repositório e Arquivamento, bem como nossos Termos de Direitos Autorais e Licenciamento.