Comunidades reflexivas 'Tempestade': Um espaço a ser inventado na Escola da Performance

Autores

  • Cristian Tracà Dipartimento di Scienze dell'Educazione Giovanni Maria Bertin; Alma Mater Studiorium Università di Bologna (Italy); cristian.traca@unibo.it https://orcid.org/0009-0004-4512-7299

Palavras-chave:

NGEU, Teatro, Performance, Comunidades reflexivas, PNRR

Resumo

A escola secundária italiana viveu recentemente uma fase de hiperatividade de planejamento forçada e contingenciada, fruto dos efeitos do Next Generation Europe, que impôs aos diretores escolares marcos e contratos de performance. A rigidez dos vínculos e a proliferação paralela de ações, decorrentes da hipertrofia dos documentos de diretrizes, entretanto, esterilizou as experimentações. A política educacional traçada parece desequilibrada em favor da tecnologia, quando não da tecnocracia, com as humanidades frequentemente confinadas a intervenções individuais de recuperação, com a ideia do saber humanístico como instrumental e ancilar em relação ao conhecimento técnico. La scena che educa, modelo de comunidade reflexiva e primeira rede teatral entre escolas na Itália, nascida antes desse período e desenvolvida nas dobras das co-cocriações, pode representar um modelo experimental de pensamento pedagógico que hibridiza saberes técnicos, profissionais e humanísticos distintos, graças à propensão natural do teatro a funcionar como fundo integrador.

Referências

Associazione Nazionale Dirigenti Scolastici (2024). Ordine del giorno del Consiglio nazionale: Criticità connesse ai finanziamenti PN e PNRR e proposte per l’efficacia delle procedure. https://www.andis.it/wp-content/uploads/2020/07/2-odg-PNRR.pdf

Baldacci, M. (2019). La scuola al bivio: Mercato o democrazia?. Milano: FrancoAngeli.

Biesta, G. (2023). Il mondo al centro dell’educazione. Roma: Tab.

Bonato, F. (2016). Emozioni sulla scena: Educazione emotiva a teatro. Trento: Erickson.

Bronfenbrenner, U. (1986). Ecologia dello sviluppo umano. Bologna: Il Mulino.

Contini, M. (1988). Figure di felicità: Orizzonti di senso. Firenze: La Nuova Italia.

Contini, M., Fabbri, M., & Manuzzi, P. (2006). Non di solo cervello: Educare alle connessioni mente–corpo–significati–contesti. Milano: Raffaello Cortina.

DM 170/2022 (2022). Decreto ministeriale n. 170 del 24 giugno 2022, di riparto delle risorse per le azioni di prevenzione della dispersione scolastica. https://www.mim.gov.it/-/decreto-ministeriale-n-170-del-24-giugno-2022

DM 19/2024 (2024). Riparto delle risorse PNRR per la riduzione dei divari territoriali e il contrasto alla dispersione scolastica. https://www.mim.gov.it/-/decreto-ministeriale-n-19-del-2-febbraio-2024

DM 65/2023 (2023). Decreto di riparto delle risorse alle istituzioni scolastiche in attuazione della linea di investimento 3.1. https://www.mim.gov.it/-/decreto-ministeriale-n-65-del-12-aprile-2023

Ellerani, P. (2023). Luoghi di energie ecosistemiche: Scuole ibride per lo sviluppo umano e dei talenti. Rivista Lasalliana, 90(4), 413–424.

Galimberti, U. (2000). Psiche e techne: L’uomo nell’età della tecnica. Milano: Feltrinelli.

Ghirardi Sauvageon, S. (2024). La falsificazione del mondo: Dalla società dello spettacolo alla tecnocrazia totalitaria. Roma: Ortica.

Lancini, M. (2025). Chiamami adulto: Come stare in relazione con gli adolescenti. Milano: Raffaello Cortina.

Lanzara, F. (1993). Capacità negativa: Competenza progettuale e modelli di intervento nelle organizzazioni. Bologna: Il Mulino.

Margiotta, U. (1993). Continuità didattica e formazione dei talenti. In U. Margiotta & G. Mengon (Eds.). In classe con i nuovi programmi (pp. 7–16). Roma: Armando.

Matusov, E. (2015). Chronotopes in education: Conventional and dialogic. Dialogic Pedagogy: An International Online Journal, 3, 65–97. https://doi.org/10.5195/dpj.2015.107

Ministero dell’Istruzione e del Merito (2024). Istruzioni operative PNRR DM 19/2024. https://pnrr.istruzione.it/wp-content/uploads/2024/08/PNRR_M4C1I1.4-Istruzioni_Operative_DM19.pdf

Morin, E. (2001). I sette saperi necessari all’educazione del futuro. Milano: Raffaello Cortina.

Mottana, P. & Campagnoli, G. (2020). Educazione diffusa: Istruzioni per l’uso. Firenze: Terra Nuova.

Mura, A., Bullegas, D., & Mallus, A. (2023). Professionalità docente e competenze socio-emotive: Traiettorie teorico-operative per la formazione degli insegnanti. Annali online della didattica e della formazione docente, 15(26), 258–271. https://doi.org/10.15160/2038-1034/2771

Murgia, M. (2019). Noi siamo tempesta. Milano: Salani.

Nussbaum, M. (2011). Non per profitto: Perché le democrazie hanno bisogno della cultura umanistica. Bologna: Il Mulino.

Olivieri, D. (2019). I mille volti del talento: Oltre Gardner per una pedagogia dell’eccellenza. Roma: Armando.

Pignalberi, C. (2015). La riflessività in educazione: Un percorso di analisi e studio di matrice pedagogica. In G. Alessandrini & M. L. De Natale (Eds.). Il dibattito sulle competenze: Quale prospettiva pedagogica? (pp. 173–205). Lecce: Pensa Multimedia.

Presidenza del Consiglio dei Ministri (2022). Linee guida per la partecipazione di bambine e bambini e ragazze e ragazzi. https://famiglia.governo.it/it/politiche-e-attivita/comunicazione/notizie/nuove-linee-guida-per-la-partecipazione-di-bambine-e-bambini-e-ragazze-e-ragazzi/

Rilke, R. M. (2019). Silenzio e tempesta: Poesie d’amore. Milano: Marco Saya.

Tolomelli, A. (2022). Il valore pedagogico della divergenza. Milano: Guerini.

Tolomelli, A. (2019). Rimuovere gli ostacoli… per una pedagogia di frontiera. Pisa: ETS.

Tolomelli, A. (2015). Homo eligens: L’empowerment come paradigma della formazione. Bergamo: Edizioni Junior.

UNICEF, Comitato sui diritti dell’Infanzia (2009). Commento generale numero 12: Il diritto del bambino e dell’adolescente di essere ascoltato. https://www.unicef.it/pubblicazioni/il-diritto-del-bambino-e-adolescente-di-essere-ascoltato

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Tracà, C. (2025). Comunidades reflexivas ’Tempestade’: Um espaço a ser inventado na Escola da Performance. Formazione & Insegnamento, 23, 8140. Recuperado de https://ojs.pensamultimedia.it/index.php/siref/article/view/8140

Edição

Seção

Artigos

Categorias